terça-feira, 31 de julho de 2012

No Bazar de Sanliurfa e respectivo caravanserai, Sudoeste da Turquia.


O Bazar de Sanliurfa é um conjunto de caos ordenado composto por inúmeras ruas, algumas cobertas, outras abertas, em que tal como na maioria dos mercados do Médio Oriente, ordenadamente se vende um pouco de tudo, desde especiarias a peles, pombos a sapatos feitos à mão. Foi construído por Suleyman o Magnífico, em meados do século XVI.

Aconselharam-me a perder-me como deve acontecer em qualquer mercado, coisa que fiz e talvez por isso mesmo encontrei a cereja no topo do bolo quase sem querer. Ainda no mercado coberto dei de caras com um antigo caravanserai (bedesten), onde neste caso antigamente se vendia seda. Estes mercados fechados, à prova de fogo era onde geralmente se guardavam os bens mais valiosos. Eram usualmente utilizados por alfaiates e artesãos (que trabalhassem peles, madeiras, jóias, roupas ou ferramentas, entre outros)

Aqui perto encontrei o Gumruk Hani, outro caravanserai, neste caso com um belíssimo pátio aberto, onde me deparei com grupos de pessoas a conviver, bebendo chá e café, enquanto jogavam Backgammon (vulgo Tavla). Obviamente fui convidado a participar em longas conversas regadas com çay turco.







Sem comentários:

Enviar um comentário