quinta-feira, 15 de março de 2012

Hama e as Noras, Síria Central





















Hama foi a cidade mais serena e tranquila que encontrei em toda a Síria. Penso que se deve, numa opinião partilhada pela maioria dos viajantes que conheço, à principal atracção desta cidade: as suas noras centenárias, famosas em todo o Médio Oriente.

As noras são engenhos para retirar água, de moinhos, poços ou rios, neste caso do rio Orontes, sendo constituídas por uma roda com pequenos reservatórios ou alcatruzes, os quais transportam a àgua.

Construídas totalmente de madeira, quando estão em funcionamento provocam um ranger algo melancólico mas muito tranquilizante, orquestrado pelo som da água.


Existem Noras em Hama desde o século IV d.C, embora tenham sido desenhadas no século XIII, durante a dinastia Ayyubid. Das 30 construídas, existem 17 exemplares que continuam a gracejar esta cidade e a proporcionar-nos um ambiente único. Ao fim da tarde ou ao domingo é bastante comum encontrar famílias inteiras estendidos em toalhas a fazerem piquenique nos parques adjacentes, ao som inconfundível das Noras.

Sem comentários:

Enviar um comentário