quarta-feira, 21 de março de 2012

Mértola e as Minas de São Domingos

Cada vez menos habitada e mais tranquila, esta zona do Baixo Alentejo é uma das menos conhecidas do país e tem muito mais para oferecer do que se pode imaginar. Começo por vos apresentar Mértola e num próximo post continuaremos até à Mina de São Domingos.

Com um património arqueológico, histórico e natural únicos, Mértola é uma autêntica vila-museu. Facilmente, num primeiro contacto é possível observarmos os vestígios dos antepassados árabes naquela que é a povoação portuguesa mais islâmica, como por exemplo a igreja-mesquita transformada no século XVI em igreja católica ou a Alcaçova - o antigo bairro islâmico.

Com as suas ruas estreitas decoradas de casinhas rasteiras e laranjeiras que acompanham o rio Guadiana como pano de fundo, presenciamos um cenário fotográfico excepcional, misturando a paisagem natural envolvente com as gentes que a habitam.























Aproveito para divulgar que preparei, em conjunto com o Fotoadrenalina, um fim de semana (5 e 6 de Maio) por Mértola, Minas de S. Domingos e Pomarão com deslocação num barco tradicional pelo rio Guadiana até Alcoutim, terminando este passeio fotográfico com um pôr-do-sol num dos mais belíssimos "tectos do mundo" do baixo alentejo, a Ermida da Sr.ª de Araceli, entre muitos segredos por desvendar, numa das zonas mais belas e desconhecidas de Portugal. Para mais informações (antes que esgote!): http://www.fotoadrenalina.com/expeditions.aspx?expedition=98

Sem comentários:

Enviar um comentário