terça-feira, 13 de março de 2012

Deserto Branco, Egipto


















Sahra al-Beida ou como é vulgarmente conhecido "Deserto Branco", situado no extremo oeste do Egipto, a vinte quilómetros do oásis de Farafra, perto da fronteira com a Líbia, é um deserto de características singulares. Em vez de ter as habituais e tradicionais dunas altas, amarelas/avermelhadas, de areia fina e ondulada, esta é uma superfície que deu lugar a formações rochosas de cor branca que estranhamente parecem ter brotado do chão em direção ao céu.






As suas formas são imensas e das mais peculiares, isto tudo graças aos ventos fortes que atravessam o Saara e que através da erosão provocam este processo. Num olhar mais próximo e talvez também criativo de quem observa, estas formações rochosas parecem começar a ganhar formas, chegando a encarnar (dizem quem o visita e eu confirmo!) plantas e até mesmo animais, desde cogumelos a camelos, galinhas ou falcões.



Como tantas outras paisagens as melhores alturas para observar é ao nascer e pôr do sol e ainda melhor sob uma lua cheia, onde todas estas formas e cor nos transportam imediatamente para um espaço reservado apenas na nossa imaginação, muito semelhante à superficie lunar.

Sem comentários:

Enviar um comentário