segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Mosteiro de Mar Musa, Síria









Mar Musa é o nome de um convento que remonta ao Séc. VI, na Síria, acerca de 100 kms de Damasco. O seu restauro já conta com duas décadas e é habitado por uma pequena comunidade criada e liderada por um padre jesuíta italiano de nome Paolo.

Diz-se que a área foi inicialmente povoada por caçadores pré-históricos, pastores, romanos e posteriormente ermitas cristãos. Todos procurariam este espaço por uma razão particular, seja ela, imagino eu, protecção natural, isolamento, silêncio ou uma defesa estratégica. Por outro lado, a subsistência não era difícil dada as cisternas naturais e os campos férteis em redor, onde ainda hoje existem pequenos campos agrícolas que abastecem o mosteiro.

Este mosteiro tem a particularidade de receber qualquer pessoa, seja ela viajante, turista, peregrina ou outra coisa qualquer. Todos são benvindos e tratados da mesma forma, assim como todos têm os mesmos direitos e deveres. Nada é exigido, mas convém levar algo que possa ser necessário, e no fim deixar um donativo.

O silêncio é imperativo neste sítio, tal como participar nas lides domésticas, desde lavar a loiça, ajudar na cozinha, nas limpezas, entre outros, bem como nas orações diárias.

Existem residentes há bastantes anos e muitos, muitos estrangeiros. Alguns acabam por passar uma tarde, uma noite, semanas ou meses. É o sitio perfeito para quem procura algo com estas condições: silêncio, isolamento, introspecção e uma vida em comunidade. Seja como for, posso dizer que é uma experiência inesquecível.

1 comentário:

  1. De página em página vim dar a este fabuloso Blog. Depois de descrições e imagens tão lindas, não tivesse eu 60 primaveras e aventurar-me-ia numa destas. Parabéns Snr. Pedro, pelo seu espírito aventureiro e obrigada por repartir experiências tão fascinantes.

    ResponderEliminar