quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Os Mevlevi na Turquia





Os Mevlevi, também conhecidos por “whirling dervishes” são uma irmandade que seguem uma forma mistica do Islão, usando uma linguagem alegórica para descrever o seu amor por Deus. São mais conhecidos pela sua forma de meditação chamada “Sema”, uma cerimónia em que rodopiam inúmeras vezes sobre si mesmo que representa no fundo a sua união com Deus.

É bastante fácil encontrar Dervishes em Istambul, mas quase todos têm pouco mais do que um propósito turistico associado, o que nada tem a haver com as raízes desta irmandade, como se pode imaginar.

No entanto esta cerimónia, a Sema, que observamos na foto é puramente genuína, tirada numa escola Mevlevi que descobri por acaso num quarteirão em Bursa, na Turquia. Uma habitação em madeira de 2 pisos, com um pátio lindissimo exterior, que nada deixava prever que fosse uma escola desta irmandade.

A Sema que observamos foi exactamente como todas deviam ser: evocativa, subtil, romântica de certa forma, proporcionando a mim, como espectador, uma experiência inesquecível.

Existem algumas ordens Mevlevi a nível mundial, mas dizem ser a versão original turca a mais pura, elegante e hipnotizante em que os seguidores entram por completo em transe, muito além de um simples movimento baseado em equilibrio e força fisica.

Sem comentários:

Enviar um comentário